Celebrar o erro

Ao longo dos anos em que tenho acompanhado crianças e jovens nos seus estudos, é incrível perceber o seu medo de errar. O medo tem-se revelado como uma pandemia sem fim.

Desde cedo que vários adultos, responsáveis pela sua educação, incutem à criança o medo de errar, quer seja através de castigos ou reações. Torna-se um medo que, em vez de alavancar, reprime.

Celebrar o erro

O poder do medo

Precisamos de estar atentos. Muitas vezes as crianças e jovens não conseguem evoluir em diferentes contextos por medo: medo que a professora grite, medo que os pais gritem ou batam por terem errado. Necessitamos de trabalhar e desenvolver a nossa consciência enquanto adultos e, nesse discernimento, percebermos que o modo como reagimos ao erro interfere na educação.

Sem medo não há evolução, sem medo perdemos a noção do perigo, mas sabemos que o medo altera a nossa respiração (base da vida), tal como todas as outras emoções que existem, daí não ser necessário reforçar esse medo. Quando não controlamos o medo bloqueamos as situações, as experiências, bloqueamos a Vida.

Celebra o erro como um momento crucial na aprendizagem (tanto tua, adulto, como dos que educas) quer a nível académico quer ao nível da gestão da Vida, conduzindo os nossos jovens a um sentido de estar na vida com maior consciência e presença. 

A verdade é que nos educamos uns aos outros…

Com Amor e Gratidão!

Saudações Positivas 😊

Carolina Vilano, Professora de Yoga do Riso